domingo, 31 de maio de 2015

Viagem a Socorro- SP

Relato da viagem dos alunos a Socorro-SP


A viagem toda foi uma experiência inesquecível. Fomos em 15 pessoas na van no total, nós os alunos de Turismo,e mais dois professores-guias. Foram 2 dias de aprendizado e aventura.

No primeiro dia, depois de fazer o check- in no Guappo Chácara Hostel aproveitamos para conhecer a cidade. Logo pela manhã, tivemos uma palestra ministrada pelo Diretor de turismo, Acácio Zavanella e sua assistente Deise Formagio, no Centro Administrativo Municipal Prof. Imir Baladi, na qual nos foi apresentada a proposta de Desenvolvimento do Turismo em geral de Socorro.


  Da esquerda para direita: Deise Formagio,Paulo André de Carvalho,
 Acácio Zavanella e Alini Nunes de Oliveira
Palestra sobre Desenvolvimento Turístico em Socorro
Ainda pela manhã, visitamos o Mirante do Cristo, que tem uma vista maravilhosa de todo o centro da cidade e onde encontramos à venda, produtos de turismo rural, como geleias, biscoitos e o café mais conhecido da região, muito bom por sinal, o Café Becka.


Vista do Mirante do Cristo
Mirante do Cristo

Em seguida fomos conhecer a parte famosa pelo Turismo de compras, as feiras de roupas e artesanatos e o shopping, com parada no Horto Municipal e depois do almoço, no Museu Municipal, que está em fase de restauração e ampliação e contém um acervo histórico incrível do Estado de São Paulo. Passamos pela Praça 9 de julho, pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e até pelo Cine Cavalieri Orlandi conhecendo o centrinho histórico da cidade. A cidade toda é uma gracinha.

Museu Municipal
Esquerda: Igreja Matriz
Meio: Horto Municipal
Canto superior direito:Cine Cavalieri Orlandi
A última parada desse primeiro dia de viagem foi a Pedra da Bela Vista, que faz jus ao nome que tem, pois a vista é realmente muito bela e poder ver o sol se pondo lá de cima a torna ainda mais agradável. A rocha, encravada no topo de uma montanha de 1140m de altitude, conta com restaurante com varanda, área de camping, mini-chalés, rapel, trekking, passeios de quadriciclo e até voo livre.


Esperando o pôr do sol na Pedra da Bela Vista

No segundo dia fomos ao Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, que fica na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, entre Socorro – SP e Bueno Brandão-MG. Lá, visitamos algumas instalações, enquanto o condutor nos explicava o que acontecia em cada uma. 90% das acomodações são adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, mas a meta é chegar a 100%. As instalações estão em melhoria contínua, sempre fazendo o máximo para atender as necessidades de cada hóspede.  Existem até apartamentos com canis para cão-guia e os cãezinhos de estimação também são bem-vindos. Toda equipe que trabalha no hotel, em qualquer setor, é treinada e preparada para lidar com pessoas que tenham algum tipo de deficiência. O hotel já foi ganhador de várias premiações e certificações para segurança, turismo de aventura, acessibilidade, sustentabilidade, dentre outras.


Apartamento com canil para cão-guia e Escrita em braile nas placas

Depois dessa visita técnica, partimos para as atividades de aventura que o hotel oferece.
Antes e depois espeleoturismo
A primeira foi o Espeleoturismo, o turismo de exploração de cavernas e grutas. Com vento frio e água congelante, mas sem perder a animação, fomos para um percurso total de 150m pelo meio dos abrigos formados pelas pedras, esculpidas pelo rio que ali passa, nos enfiando pelos buracos e nos molhando na corrente do rio e na lama. Não é pra qualquer um, mas valeu a pena. Ao final chegamos a Cachoeira dos Sonhos, com direito a banho no rio gelado, que forma uma verdadeira prainha de água doce.
Logo após, fomos direto para a piscina aquecida espantar o frio, e depois de um almoço delicioso no restaurante do hotel, alguns partiram para a atividade de cavalgada e tirolesa e outros para o circuito de arvorismo e rapel.


Prática do arvorismo
A atividade mais esperada pelos alunos, a tirolesa, veio logo depois. A própria subida para o morro de onde saem as tirolesas, Voadora e do Pânico, já é uma aventura.  O percurso é chamado “fora da estrada” e é feito de trator, por uma estrada de terra bem íngreme, até o topo do morro, de aproximadamente 160m de altura. Lá de cima é possível ver quase todo complexo do parque. Com um pouco de medo, muita ansiedade e frio na barriga, criamos coragem e descemos a tirolesa, na qual o ponto mais alto é de 140m e a de maior extensão chega a 1km. A sensação é muito boa, e depois que passa o medo de ir pela primeira vez, a vontade é de ir várias outras e aproveitar melhor cada descida. A dica que dou é: olhe para baixo sim e aproveite a vista a sua volta, que é surpreendente.

Tirolesas
Direita: do Pânico
Esquerda: Voadora
Depois de feito o circuito de 3 tirolesas, alguns de nós ainda criaram tempo para fazer a última, a voadora. A ideia original desse último tipo era que existisse uma descida adequada para os deficientes, sem ou com movimento reduzido nas pernas, pois o indivíduo vai literalmente deitado no equipamento, mas na verdade, esse tipo é o mais procurado pelas pessoas sem deficiência alguma, e o mais famoso também. A sensação é realmente de se estar voando. Recomendo ir mais de uma vez.

Depois dessa aventura, já era hora de voltar para casa e passar as próximas 7h na estrada para Londrina.

Socorro é um modelo de cidade sustentável, segura, acessível, de serviços de qualidade e hospitalidade e um exemplo de Ecoturismo, Turismo Acessível, Turismo Rural, Turismo de Aventura, Turismo de compras, entre outros.

Queremos agradecer especialmente a Deise, que foi nossa “guia” e nos acompanhou durante todo o primeiro dia de viagem e ao senhor Acássio que nos deu a palestra sobre desenvolvimento turístico em Socorro e também nos acompanhou e pela ótima experiência que nos proporcionaram.  Agradecemos também toda equipe do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos por nos receberem tão bem e pela hospitalidade dos cidadãos de Socorro em geral para conosco, turistas e futuros turismólogos.

Em breve, o vídeo da nossa viagem.
Alunos e professores em frente a prefeitura de Socorro




Fotos: Laura Zechini



Por Rebeca M. Cianca
Aprendiz de Turismóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário