quinta-feira, 28 de maio de 2015

Turismo e Acessibilidade


 O turismo é um bem social, direito de todos os cidadãos, abrangendo todos os tipos de classes sociais independentemente das circunstâncias pessoais, sociais, econômicas, entre outras. Um ambiente totalmente inclusivo e abrangente onde pessoas de todas as classes podem participar. Esse ambiente é o turismo acessível, que se constitui em um conjunto de ações para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, fazendo com que a mesma permita o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.
 Sendo valorizado a cada dia mais e com atividades crescentes, o turismo é capaz de gerar e promover a distribuição da renda. É inegável o potencial brasileiro para o turismo. O país ainda não alcançou todas as condições ideais sustentáveis e inclusivas de modo a permitir o acesso de toda experiência turística, porém, dispõe de um belo produto com paisagens, naturais, culturais e sociais.
        
 Tal situação está inserida entre os problemas que o Brasil ainda enfrenta em relação às questões de desigualdade social, realidade que infelizmente ainda aparece no nosso cotidiano. Dessa forma o turismo acessível, apresenta-se como uma forma de promover o bem-estar social não impedindo, negando, ou limitando o acesso aos bens, equipamentos, atrativos e serviços turísticos de modo a garantir as condições e igualdade para todos que queiram participar.Portanto, é responsabilidade dos destinos turísticos se estruturarem para que isso aconteça.



 Um exemplo de sucesso no Turismo Acessível é a cidade de Socorro-SP, que fica a cerca de 130 km da capital do estado e faz parte do Circuito das Águas Paulista. A cidade é conhecida como uma das melhores para prática de esportes de aventura, e a grande parte desses esportes tem adaptações para que possam ser praticados por pessoas com algum tipo de deficiência. 


 E nós, os alunos de Turismo fomos lá conhecer essa cidade modelo.
No próximo post, o relato de como foi a viagem.



Por Natan Ribeiro
Aprendiz de Turismólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário