Abertura do Seminário de Turismo de Negócios e Eventos de Londrina no SEBRAE (14/07)
Aconteceu semana passada (14/07) a palestra de abertura do seminário
de Turismo de Negócios e Eventos na sede do SEBRAE Londrina. O tema da primeira
palestra do ciclo foi “Tendências do mercado de turismo de negócios e eventos:
novos perfis e comportamentos de compra”.
A palestrante mestre e bacharel em Turismo, Vaniza Schuker,
comparou as diferenças do mercado da década 80 até os dias atuais e destacou a
revolução pela qual o turismo passou nesse tempo. Surgiram novos consumidores,
novas facilidades, o cenário mudou, houve desenvolvimento tecnológico, inversão
de valores e surgiram diferentes perfis de turistas. Antes se vivia para
trabalhar, em jornadas de trabalho exaustivas de até 12h, hoje se trabalha para
viver. As pessoas de transformaram, mas os eventos não acompanharam a
transformação dessas pessoas.
Por ser uma viajante
frequente de negócios, Vaniza, compartilhando diversas experiências pessoais,
mostrou a importância de se conhecer e entender o cliente e de utilizar as
ferramentas adequadas para garantir que o mesmo tenha uma experiência
memorável, destacando a importância de parcerias com diferentes fornecedores
para a oferta de serviços simples, mas diferenciados que vão agradar á demanda
dos turistas de negócios, como serviços de escritório, internet, alimentação,
room service 24h, facilidades de pagamento, agilidade de respostas e compras,
dentre outros. Ela também comentou que muitas vezes os sites de hotéis não
possuem informações que outros sites intermediários oferecem sobre os mesmos e
isso se torna um problema, pois é necessário ter transparência, atenção e
cuidado com o hóspede que sustenta seu hotel e saber se vender á ele, dando
credibilidade ao mesmo. É preciso reinventar e abrir espaço para novos caminhos,
já que o hotel é a casa e o escritório do turista de negócios.
A palestrante afirmou que uma das melhores opções de
promoção e divulgação do produto é o Website, que por ser uma ferramenta mais transversal
e democrática, ajuda a monitorar o produto e conhecer o cliente, pois permite
atualização imediata, conteúdo ilimitado, segmentação por público, tem um custo
bem menor, a garantia é de entrega imediata e é sustentável, diferente da
entrega de folders por exemplo. Vaniza citou vários exemplos de Websites
nacionais e internacionais que se apresentam bem em cada aspecto e são adeptos
do “bem receber digital”.
O Brasil, ainda está atrasado no que diz respeito à criação
e adequação de produtos para o novo perfil de turista de negócios e deve
investir principalmente em conhecer o cliente, seguindo o exemplo de outros
países, que já oferecem “after work tours” dentre outros serviços e opções ao
turista de negócios depois do horário comercial.
Para finalizar, a palestrante utilizou uma citação que
ilustra bem a mensagem que se quis deixar aos empresários do ramo hoteleiro, de
restaurantes, bares e similares: “A meta é conhecer e compreender tão bem o
cliente que o serviço se adapte a ele e se venda por si só.”.
Por Rebeca Cianca
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