segunda-feira, 20 de julho de 2015

Abertura do Seminário de Turismo de Negócios e Eventos de Londrina no SEBRAE

Abertura do Seminário de Turismo de Negócios e Eventos de Londrina no SEBRAE (14/07)


Aconteceu semana passada (14/07) a palestra de abertura do seminário de Turismo de Negócios e Eventos na sede do SEBRAE Londrina. O tema da primeira palestra do ciclo foi “Tendências do mercado de turismo de negócios e eventos: novos perfis e comportamentos de compra”.

A palestrante mestre e bacharel em Turismo, Vaniza Schuker, comparou as diferenças do mercado da década 80 até os dias atuais e destacou a revolução pela qual o turismo passou nesse tempo. Surgiram novos consumidores, novas facilidades, o cenário mudou, houve desenvolvimento tecnológico, inversão de valores e surgiram diferentes perfis de turistas. Antes se vivia para trabalhar, em jornadas de trabalho exaustivas de até 12h, hoje se trabalha para viver. As pessoas de transformaram, mas os eventos não acompanharam a transformação dessas pessoas.

 Por ser uma viajante frequente de negócios, Vaniza, compartilhando diversas experiências pessoais, mostrou a importância de se conhecer e entender o cliente e de utilizar as ferramentas adequadas para garantir que o mesmo tenha uma experiência memorável, destacando a importância de parcerias com diferentes fornecedores para a oferta de serviços simples, mas diferenciados que vão agradar á demanda dos turistas de negócios, como serviços de escritório, internet, alimentação, room service 24h, facilidades de pagamento, agilidade de respostas e compras, dentre outros. Ela também comentou que muitas vezes os sites de hotéis não possuem informações que outros sites intermediários oferecem sobre os mesmos e isso se torna um problema, pois é necessário ter transparência, atenção e cuidado com o hóspede que sustenta seu hotel e saber se vender á ele, dando credibilidade ao mesmo. É preciso reinventar e abrir espaço para novos caminhos, já que o hotel é a casa e o escritório do turista de negócios.

A palestrante afirmou que uma das melhores opções de promoção e divulgação do produto é o Website, que por ser uma ferramenta mais transversal e democrática, ajuda a monitorar o produto e conhecer o cliente, pois permite atualização imediata, conteúdo ilimitado, segmentação por público, tem um custo bem menor, a garantia é de entrega imediata e é sustentável, diferente da entrega de folders por exemplo. Vaniza citou vários exemplos de Websites nacionais e internacionais que se apresentam bem em cada aspecto e são adeptos do “bem receber digital”.

O Brasil, ainda está atrasado no que diz respeito à criação e adequação de produtos para o novo perfil de turista de negócios e deve investir principalmente em conhecer o cliente, seguindo o exemplo de outros países, que já oferecem “after work tours” dentre outros serviços e opções ao turista de negócios depois do horário comercial.

Para finalizar, a palestrante utilizou uma citação que ilustra bem a mensagem que se quis deixar aos empresários do ramo hoteleiro, de restaurantes, bares e similares: “A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o serviço se adapte a ele e se venda por si só.”.



Por Rebeca Cianca


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Casamento Coletivo 2015


Casamento Coletivo 2015


No dia 27 de junho aconteceu na Unopar o Casamento Coletivo 2015. Esse projeto é uma parceria do Tribunal de Justiça do Paraná, Sesc e Unopar. Os alunos do curso de Turismo participaram ativamente na recepção do evento e cerimonial.

A atividade proporcionou  grande aprendizado aos alunos que puderam colocar em prática os conteúdos estudados em sala de aula. Durante o evento, os alunos auxiliaram na recepção dos 250 casais e seus convidados, além de dar suporte ao cerimonial do evento.

A equipe do turismo foi composta por alunos do 3º e 5º semestres que desempenharam  as atividades com muito comprometimento e profissionalismo.

Desejamos a todos os casais muitas felicidades e que Deus os abençoe por toda a vida.
Alunos de Turismo e Hotelaria





Por Daniela Duarte 
Professora do curso de Turismo com Ênfase em Hotelaria

quarta-feira, 1 de julho de 2015

10 º Festival de Turismo das Cataratas


10º Festival de Turismo das Cataratas


Em seu décimo ano, o Festival das Cataratas deste ano ocorreu novamente no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu -PR, nos dias 17, 18 e 19 de junho.
Alguns de nós, do Aprendiz de Turismólogo, estivemos presentes para prestigiar esse evento internacional, que é o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de Turismo da região Sul do Brasil.

A solenidade de abertura aconteceu no Recanto das Cataratas Thermas Resort e contou com a presença do ministro do Turismo brasileiro, Henrique Eduardo Alves, da ministra do turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, do presidente da Embratur Vinicius Lummertz, dentre outros representantes de entidades importantes do Turismo da América Latina e do Brasil. Logo após, houve o coquetel de boas vindas - "Arroz Amigo", com diversas apresentações culturais típicas ao vivo. 

O evento reuniu, além de representantes de empresas do trade turístico de quase todo o Brasil, representantes de diversas partes do mundo, incluindo Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e até República Dominicana.

Foto: Marcos Labanca - Fonte: http://festivaldeturismodascataratas.com/
O festival também trouxe diversos eventos paralelos e complementares, entre eles o Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, a feira de Turismo e Negócios, que contou com mais de 600 expositores de diversos meios de hospedagem, da gastronomia, de empresas aéreas, operadoras, destinos e atrativos, além dos salões E-marketing Cataratas, o Adventure Cataratas, o de Turismo Cultural e Espiritualidade, a Expo-Hotel Cataratas, o salão MICE Cataratas e a Mostra Regional de Produtos sustentáveis, além de palestras e apresentações culturais ao vivo.

 Para nós, estudantes, o mais importante foram as palestras ministradas durante os três dias do evento, porém, a coleta de materiais de cada estande expositor também se torna interessante, pois esses materiais podem ser utilizados como base para futuros trabalhos da universidade, já que contém muitas informações significantes sobre vários destinos e empresas diferentes do setor turístico. A apresentação de trabalhos, artigos científicos e resumos expandidos no Forúm também é forte agregadora de bagagem curricular para os estudantes.

Por conta da grandiosidade do evento, é difícil conseguir aproveitar tudo, mas a experiência de estar num evento desse tamanho é extremamente boa e agrega sempre novos conhecimentos.

A próxima edição do evento será nos dia 15,16 e 17 de junho de 2016.

Por Rebeca Cianca