quinta-feira, 23 de abril de 2015

Uma aula diferente, a gastronomia brasileira



Bom, como vocês já sabem, o intuito do nosso blog não é somente dar dicas de turismo e afins, mas também divulgar o conhecimento que adquirimos na faculdade. Afinal, somos aprendizes de Turismólogos . Pois bem, este post é um relato da aula prática dos alunos  do 5º semestre de turismo da UNOPAR. Eles foram até o Campus Piza, onde tiveram uma aula prática. Segue o relato que a nossa professora de gastronomia e Alimentos e Bebidas Aline Golono fez exclusivamente para o blog:

“Na terça-feira dia 31/03 os alunos do 5 semestre de turismo fizeram uma aula prática, na qual eles apresentaram a gastronomia do brasil nas cinco regiões.

O grupo da Emanuelle, Letícia, Mayara e Rafael falaram sobre a região norte e fizeram um bolo de macaxeira para representar um dos pratos desta região.

Outro grupo foi o da Nicole, Patrick, Ismaelle e Mariane, que falaram sobre a região nordeste e fizeram a tapioca de leite condensado e coco, aliás a tapioca tem estado muito presente no cardápio dos brasileiros que buscam por uma alimentação mais saudável.
O grupo da Simone Barbosa dos Santos, Bruna, Felipe e Rodrigo falaram sobre a região sul e fizeram o prato entrevero com pinhão.

A região centro-oeste foi representada pela dupla Natália e Luiz e o prato que fizeram para representar a região foi o arroz com carne seca ou Maria Izabel como é conhecido por lá.
Já a região sudeste com as alunas Patrícia, Luana e Simone Barbosa o prato escolhido foi o bambá de couve ou também conhecido como caldo verde mineiro.

Esta atividade foi de fundamental importância para a turma, pois aliou teoria e prática. Os alunos pesquisaram sobre a gastronomia nas cinco regiões do Brasil, bem como executaram no laboratório de gastronomia os pratos que representaram as regiões pesquisadas.”
Obrigada a todos os alunos do 5º semestre e a professora Aline pelo relato! Em Maio vamos para Socorro, SP e Contaremos tudo pra vocês aqui no blog!

Segue abaixo as fotos da aula:









terça-feira, 21 de abril de 2015

Você sabe o que faz um turismólogo?



 Olá Pessoal!! Em nosso primeiro post o assunto não podia ser outro!! Você sabe o que faz um turismólogo?


Você sabe o que faz um turismólogo? Na verdade, essa pergunta deveria ser, você sabe “o que NÃO  faz um turismólogo?” Esse profissional tem uma função muito ampla que vai além do que a maioria das pessoas imagina. Muitas associam nossa profissão à viagens,  lazer e diversão apenas, mas não é bem assim.

A realidade é que o turismo está entrelaçado com grande parte do nosso cotidiano, mas raramente paramos para pensar nisso. Sabe o motorista do ônibus que você pega todo dia? O mensageiro do hotel da rua principal da cidade? O recepcionista do museu? O chef de cozinha mais famoso da cidade? E aquele grupo aventureiro? Todos eles estão relacionados ao turismo, tanto direta como indiretamente, e, de alguma forma fazem essa ampla cadeia girar. Mas para esse negócio que envolve várias e várias pessoas funcionar, é necessária uma gestão adequada. E é aí que entra o turismólogo. Gerir o turismo não é tarefa fácil, ainda mais sendo uma tarefa que envolve pessoas, emoções e sentimentos. O turismo lida muito com sonhos e expectativas. Pessoas que talvez tenham esperado a vida toda para realizar aquela viagem e  para estar ali naquele lugar, que talvez não tenha significado nenhum para você, mas que para elas significam a realização de um sonho.

O papel do turismólogo é planejar, organizar o turismo de certa localidade, desenvolvendo a atividade turística de forma sustentável e fazendo com que ela seja boa, principalmente para a comunidade do local em que o turismo vai ser desenvolvido, mas também para a economia e para o meio ambiente, com o mínimo de impacto cultural e degradação ambiental possível.

Esse profissional tem um amplo leque de atuação no mercado. Ele pode trabalhar na área de gestão do turismo em prefeituras; também em agências de viagem e turismo; fazendo projetos turísticos e hoteleiros para diferentes empresas do setor; em empresas de transporte, como as aéreas e locadoras de veículos; em cruzeiros; dando aulas; em áreas específicas da segmentação turística, como por exemplo no ecoturismo ou no turismo de aventura; pode trabalhar na área de alimentos e bebidas; coordenar diferentes tipos de eventos; pode trabalhar na área de jornalismo e mídias sociais voltadas para o turismo e mais uma infinidade de setores que estão direta ou indiretamente ligados a atividade turística e aos turistas.

O turismo é uma área multidisciplinar que envolve uma gama gigantesca de pessoas e culturas diferentes todos os dias, move a economia de países e pode transformar pessoas e lugares. Basta a conscientização da comunidade e profissionais competentes para fazer toda essa engrenagem “funcionar” e fazer com que “o tal” do turismo ocorra.

Enfim, ao contrário do que muitos pensam, trabalhar nessa área não é só viajar. O turismólogo é o coração e o cérebro do bom desenvolvimento da atividade turística.

Rebeca M. Cianca
Natan Ribeiro
Wellington Francis
Iully Giroldo